terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Excerto do capítulo 7 do livro OS BÊBADOS AMAM DEMAIS







                                                                Amy






Gargalhadas retumbantes por toda parte,
Comida em abundância e bebida da boa,
Viver bem é verdadeiramente uma arte,
Digo pra mim,
 sem perceber que o tempo voa.

No céu, as primeiras estrelas tremelicam,
Pipocam aqui e ali inventando ritmos,
Para delírio dos meus olhos que nem piscam.
É tão grande o universo e tão frágeis os signos,

Diante do mistério da vida, que percebo
Emocionado minha infinita miséria.
A verdade, alma gêmea do belo, é enlevo,
Que se perde na treda ilusão da matéria.

Ah! Os espíritos elevados, os santos,
Os poetas, os amantes do saber, artistas,
Estão aí espalhados pelos quatro cantos,
Se equilibrando, como os malabaristas

Se equilibram, no fino fio da esperança
De que tudo um belo dia será bem melhor.
Uma estrela cadente, riscando, avança
E faz eu lembrar de uma canção do Belchior.

Ninguém na Terra está tão só como eu agora.
A abóboda celeste, de um azul profundo,
Já acendeu todas as suas luzes lá de fora
E eu vejo então toda a beleza desse mundo.

Meu olhar vai de constelação a constelação
E de constelação em constelação vou,
Como vai a emoção, de coração a coração,
Perguntando de onde vim, onde estou, quem sou.

Uma lágrima cai do meu rosto e orvalha
Uma pequena folha que, distraidamente.
Quase esmago. Mas meu peito todo se cala
Diante do milagre que está à minha frente.

Pra que saber? Por quê? Os séculos futuros
Terão o mesmo véu de mistério, o mesmo
Enigma devorando o indecifrável medo
Do homem, que, por pura ambição, vive em apuros.

A hipótese bestial do apocalipse é triste,
Transforma nosso destino e nos acomoda,
Não nos dando a opção de agir sobre o que existe
E o meu vizinho fosse só alguém que incomoda.

É o mundo dos solitários, dos lunáticos;
Estes vivem à parte, aqueles, a chorar
Por si mesmos. E eu vejo a dor desses fanáticos,
Como um aviso aos navegantes de outro mar,

Outra vida, onde o amor e a compaixão andam
De mãos dadas, como eu e Beatriz*, há pouco
Andávamos. Sei bem que as emoções é que mandam
No coração, foi o que aconteceu conosco.

Bah! Estou podre de bêbado, muito mais
Do que eu estava quando cheguei aqui ontem.
Mas minha embriaguez é lúcida demais
E a história escrevo, não espero que me contem.

* Personagem principal e musa do poeta.
 Homenagem à Beatriz de Dante Alighieri, na Divina Comédia.

(....)



antonio thadeu wojciechowski










Nenhum comentário: