sábado, 24 de abril de 2010

Deleite-se com a Poesia de Manoel de Barros



"No osso da fala dos loucos têm lírios."


“ A tarde está verde no olho das garças.”

“ Deixei uma ave me amanhecer.”

“ E agora o que fazer com essa manhã desabrochada a pássaros? ”

“ Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas
mais que a dos mísseis.
Tenho em mim
esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância
de ser feliz por isso.
Meu quintal
É maior do que o mundo. “

“ Sou fuga para flauta de pedra doce.
A poesia me desbrava.
Com águas me alinhavo”

“Sol, quem tira a roupa da manhã e acende o mar”

" Experimentando a manhã dos galos
... poesias, a poesia é
é como a boca
dos ventos
na harpa

nuvem
a comer na árvore
vazia que
desfolha a noite
raíz entrando
em orvalhos...

floresta que oculta
quem aparece
como quem fala
desaparece na boca

cigarra que estoura o
crepúsculo
que a contém

o beijo dos rios
aberto nos campos
espalmando em álacres
os pássaros

- e é livre
como um rumo
nem desconfiado..."


“(…) E, aquele
Que não morou nunca em seus próprios abismos
Nem andou em promiscuidade com os seus fantasmas
Não foi marcado. Não será exposto
Às fraquezas, ao desalento, ao amor,
ao poema.”


" Liberdade busca jeito.
Sou água que corre entre pedras.
Quem anda no trilho é trem de ferro."

" Sou livre para o silêncio das formas e das cores."

" Por viver muitos anos dentro do mato
Moda ave
O menino pegou um olhar de pássaro -
Contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas
Por igual
como os pássaros enxergam."


" No fim da tarde, nossa mãe aparecia nos fundos do quintal :
Meus filhos, o dia já envelheceu, entrem pra dentro."


" Eu via a natureza como quem a veste.
Eu me fechava com espumas."


"Poesia é voar fora da asa."

" A voz de uma passarinho me recita."


" Há um comportamento de eternidade nos caramujos."

" Fui criado no mato e aprendi a gostar das
coisinhas do chão –
Antes que das coisas celestiais."


 

Manoel de Barros

Advogado e poeta brasileiro,
 é um dos principais autores contemporâneos do país.
O Pantanal é tema frequente de seus escritos.

Sonoros aplausos a sua sublime arte !




Nenhum comentário: